segunda-feira, 26 de março de 2007

A Nossa Mãe é Uma: É preciso perder-se para atopar-se!

O mapa publicado no post anterior foi tirado dum trabalho gráfico de uma banda galega denominada Banda de Poi. Poi significa poio, que significa cimo do monte. E a banda é do Tonhito de Poi, que foi dos Heredeiros da Cruz. Atopou a verdadeira dimensão do galego quando visitou Portugal pela primeira vez, na cidade do Porto, notando então que alegria era ver aquela gente toda falar galego livremente nas ruas. As semelhanças dos termos próprios para definirmos as coisas reparou ele cá, fazendo-lhe lembrar termos que apenas o avô dele usara. A sua descoberta foi um achado para ele, pois não fazia a mínima ideia de sermos o mesmo povo. A partir daí, as suas convicções ganharam forma. A sua banda é formada por galegos do norte e do sul. O melhor mesmo é ler a entrevista...


http://www.agal-gz.org/modules.php?name=News&file=article&sid=3429/

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu também descobri que eramos o mesmo povo ,a ver a TV Galiza e reparei que os galegos(do norte) usavam termos que a minha avó usavam, aqueles mesmos termos, que os lisboetas gozam....Ai descobri quem realmente somos.

Sam disse...

É.. quando nos encontramos, reencontramo-nos.

Anónimo disse...

Mãe Galícia,
Daqui, deste lado da Galiza te digo que ao fim de quase nove séculos de caminhos desencontrados,estes dois irmaõs começam a dar os primeiros passos para se encontrarem, unidos que estão no infortúnio e no coração.

Uma só, ainda que os poderes centrais te teimem em separar em Santiago nos havemos de (re)encontrar !!!