segunda-feira, 16 de abril de 2007

Entrevista de Tourinho ao JN



















Emilio Perez Tourinho
Presidente da Junta da Galiza
Entrevista no JN


O facto do Norte não ser uma região administrativa como a Galiza constitui um obstáculo à boa cooperação?

Quando há vontade de cooperação por parte do Governo português e da CCDRN, tal permite estabelecer projectos e superar fronteiras. Evidentemente, há aí uma assimetria que tem condicionantes. Sem dúvida que a autonomia da Galiza tem competências exclusivas em matéria de meio ambiente, habitação, saúde e infraestruturas, o que nos dá um nível de decisão elevadíssimo. Tal não acontece com a CCDRN. Mas temos de superar esta situação com vontade política e de cooperação.

Do que conhece do território e crescimento portugueses, a regionalização é vantajosa, como defende Carlos Lage?

Baseando-me na minha experiência própria e sem pretensão de exportar qualquer modelo, tenho de reconhecer que uma parte importantíssima do êxito de Espanha reside na descentralização. Seria inimaginável a evolução político-económica positiva de Espanha, para além da política institucional, sem o processo autonómico. Regiões como a Extremadura, a Andaluzia ou a Galiza deram um salto fundamentalmente graças à capacidade autonómica, a par da solidariedade do estado.

O Norte teria, então, a ganhar com a regionalização?

Sim. Não posso deixar de partilhar essa ideia.

O actual modelo de organização pode explicar o atraso relativamente à Galiza?

Para a Galiza, a regionalização foi, sem dúvida, um processo de transição de primeira ordem. Quero crer que também operaria de forma positiva deste lado da fronteira. Mas, por respeito institucional, não quero fazer uma intervenção política neste sentido.

Ficou zangado com os governos pela sede do secretariado do Grupo de Trabalho Transfronteiriço, que vai gerir os fundos comunitários, ficar em Badajoz e não na Galiza?

A perspectiva tem de ser sempre de colaboração positiva e o que precisamos é de dotar o Norte e a Galiza de uma entidade própria de cooperação, por isso estamos a pôr em marcha, para este ano ainda, o Agrupamento Europeu Transfronteiriço. Quanto à decisão sobre a sede, julgo que se prende com a proximidade aos respectivos centros políticos de Madrid e Lisboa.

4 comentários:

Antonio Lugano disse...

Um novo "blog":
Gallaecia
http://gallaeciaeuropa.blogspot.com
.
Pretende ser um "romper de dogmas" e uma janela de Portucale sobre o mundo que nos rodeia e de que somos parte.
Cordial Saudação
Antonio Lugano

Sam disse...

Obrigado pela achega.

Saudações e felicidades.

Anónimo disse...

Galiza Celta!!!
Galiza Ceive!!!

Saudações,

Anónimo disse...

Touriño.....la valiente soldado lucense de Friol, asesinada por fuego hostil talibán en Afganistán merecía la medalla con DISTINTIVO ROJO..........