terça-feira, 3 de abril de 2007

Oficina Transfronteiriça UE: Empresários vigueses atribuem culpa ao pouco peso político de Vigo














A Junta da Galiza foi criticada pela Câmara de Comércio de Vigo, tendo-a culpado por não ter feito valer como devia o peso económico e social das relações entre a Galiza e Portugal, junto do estado espanhol. O não aproveitamento de uma conjuntura real como argumento válido para justificar Vigo como sede da oficina revelou-se fundamental para a escolha de Badajós.

Basta lembrar que a Galiza é a área fronteiriça que mais intercâmbios realiza com Portugal. E que tem todo um passado e uma história em comum. Porém, Badajós encontra-se no meio da principal via terrestre entre as capitais do estado espanhol e português. E ficará a meio da futura ligação de comboio de alta velocidade entre as mesmas. Ligação que parece chegar mais rápido que a ligação Porto-Vigo. E que concerteza chegará primeiro.

Lá como cá, as semelhanças evidenciam-se. O interesse é notório, mas apenas por parte da Euro-Região. As entidades responsáveis que poderiam decidir e que poderiam interceder de uma forma a que esta realidade fosse concretizável caminham sempre debaixo das ordens de Madrid. O cenário é cinzento. Cá não há uma entidade capaz de fazer valer os interesses da nossa região. Tal capacidade pertence a Lisboa, que sabe melhor que ninguém o que é melhor para nós. Lá existe uma Junta vassala do poder da capital e que pouco faz para protejer os interesses da região.

Ao menos lá, ainda há vozes que se levantam, insurgidas contra o fracasso das negociações e contra a maneira como estas foram desenvolvidas. Cá é o silêncio. Não há opiniões e não vi na imprensa o impacto que este assunto merece.



http://www.vieiros.com/nova/56960/empresarios-din-que-o-pouco-peso-politico-de-vigo-impediu-acoller-a-sede-para-a-cooperacion-con-portugal/

3 comentários:

Anónimo disse...

Esta tomada de posição do governo central de Lx. ,é reveladora do medo que o Norte(a tal Galiza do Sul)lhes inspira e do desprezo a que por eles é votado !!!
Mas as vozes vão murmurando sobre o «erro» afonsino que continuamos a pagar...talvez um destes dias a Opinião Nortenha comece a entender o que representa este tipo de subtil colonialismo por parte de Lisboa, e a Pronúncia do Norte se comece a fazer ouvir sem vergonhas perante a polida fala da Capital.

Anónimo disse...

Bem falado Ze Rocha
Realmente é um erro afonsino do passado que continuamos a pagar e bastante caro.
Esse erro até poderia estar pior caso tivessem conquistado Marrocos. Aposto que se tivesse acontecido, agora estariam a defender o Portugal do Minho a Marrocos e teriamos a capital ali pos lados de Faro.
Este Portugal é uma aberração monstruosa enquanto país, é ridiculo, não respeita as nações.

Oxala la a elite e o povo nortenho se apercebam disto e começem a lutar pela independencia do norte.

Snowball disse...

Estado Português pressionou escolha de Badajoz por ser mais longe do Porto:

http://antiprovinciano.blogspot.com/2007/04/solbes-cede-ante-el-gobierno-portugus.html