sexta-feira, 27 de abril de 2007

Gaia... a pequena Londres do Mediterrâneo?














Li hoje no jornal Público a notícia da pretensão da edilidade gaiense em atrair investimentos ingleses, tendo para isso apresentado um projecto na capital inglesa. Nesse projecto constava a ideia da tranformação de parte das caves da Croft em Hotel de 5 estrelas, respeitando as normas arquitectónicas em vigor para qualquer centro histórico. Um novo hotel de 5 estrelas, para clientes abastados, com ofertas do melhor que há a este nível, incluindo spa e vinoterapia (existente apenas na África do Sul e França). Presumo que os terraços defronte do hotel também constituam alguma espécie de terapia, tão formosa é a vista que dali se alcança e relaxante o silêncio que se desfruta nestas zonas romãntico-industriais do centro histórico gaiense.

A iniciativa até prima por ambiciosa. E revela o interesse em revitalizar o centro histórico da cidade. Mas pergunto se será com a tranformação deste em instãncia turística que se revitalizará o que quer que seja. Mais se ganhava com um verdadeiro plano de recuperação dos edifícios degradados (que não me parece ser este o caso), tranformando-os em equipamentos de divulgação cultural e habitação ao alcance das bolsas dos jovens, respeitando sempre o seu traço arquitectónico. O centro histórico de Gaia prima por uma atmosfera romântica e ao mesmo tempo industrial do séc. XVIII e XIX que deve preservar-se. E não só a arquitectura do espaço como a sua atmosfera devem ser alvo de medidas que visem preservar as suas peculiares características.

Mas o que me causou realmente espanto e o que fez com que abordasse aqui esta notícia foi a afirmação da intenção de fazer de Gaia a "pequena Londres do Mediterrâneo. Pequena Londres do Mediterrâneo? A mim causa-me uma admiração enorme que pessoas com cargos responsáveis numa edilidade possam proferir afirmações tão descabidas sem que sejam chamados à razão por isso. Dizer que Gaia é mediterrânica é o mesmo que dizer que a Turquia é europeia. Não é! Nem uma é europeia nem a outra é mediterrênica. Uma tem metade duma cidade (por sinal a mais carismática e importante) no continente europeu. A outra metade fica no continente asiático. Mas nem isso é relevante, pois em tudo a sua atmosfera é oriental. E isso sente-se nas ruas, na cultura, na música, nos bazares, nos cheiros, nos costumes. A outra fica situada na costa atlântica, tem clima atlântico, é verde, granítica e fria. Mais a sul, dentro do país que faz parte há um clima que se assemelha ao clima mediterrãnico. A cultura desta região do país pode ser considerada mediterrânica, dependendo das prespectivas. Mas Gaia não se insere nesta região. Insere-se numa região húmida, verdejante e é banhada por um mar bravio e frio que se espalha pelas suas praias rochosas. Dizer que é mediterrânica é dizer uma energumenidade de todo o tamanho. É ser-se ignorante e dizer isso porque muita da cultura do país padece de um certo mediterranismo. Ou então sintetizou isso como meio de atração para investimento turístico. Será?

Gaia é Atlântica. É fria. É rochosa e granítica. É de ventos fortes e provenientes do norte. Cheira a mar e a terra húmida. É de gentes moldadas pelo clima e pela terra. Em tudo o Atlântico está presente na sua aura. E isso sente-se nas gentes, na sua cultura, na sua gastronomia, na sua música e no seu espírito e carácter.

12 comentários:

Anónimo disse...

e tambem dizer que Gaia ja desde ha muito tempo é Galaica e nao Lusitana como os parolos pensam.

Mas enfim é chique dizer que é do Mediterrâneo, deve chamar mais gente..

Sam disse...

Se foi Gaia (Kalla) que deu o nome aos galegos (kallaikos), que outra coisa iria ser, se não galega?

Anónimo disse...

Penso que estas enganado.
Penso que na altura Gaia nem era Galaica, mas Lusitana.
O que deu o nome aos Galaicos foi uma Deusa pagã.

Sam disse...

Permite-me discordar. Mas os romanos tinham o hábito de fazer dos rios fronteiras. No entanto é sabido que os rios aproximam as populações, em vez de as separar. As terras imediatamente a sul do Douro eram galaicas.

Em relação ao nome dos galegos, ninguém sabe como eles se auto-denominavam. Essa é uma teoria, a que adoravam a deusa Kallaikia. Os romanos quando aqui chegaram e travaram uma grande batalha com os galegos, foi de tal forma memorável para eles que chamaram galegos ao resto do povo (na verdade, o mesmo) que encontraram até ao Cantábrico. E sabemos também que tinham o habito de tatar os povos celtas através do prefixo "gal" (ou "cal", pois não difeenciavam estas duas letras), como é o caso dos galegos, galeses, gauleses e gálatas. O próprio Décimus Junius Brutus recebeu o cognome de Callaicus, o Galego.

Com a romanização, tentaram fazer descer os habitantes das penhas que habitavam, construindo portos, para que, descendo, mais facilmente pudessem assimilar a cultura romana. Foi o que aconteceu aqui. Construiram o Portus Cale, coexistindo com a Cale, que ficava em cima do monte. Portus Cale significaria para os romanos Porto dos Galegos. De Portus Cale para cá já todos sabemos a história.

Sam disse...

https://www2.blogger.com/comment.g?blogID=17408503&postID=8767145859448631567

Anónimo disse...

Há aqui jogos de palavras (não me refiro a si, falo num sentido lato). É certo que a Turquia é Oriental, mas também é certo que não é só a Constantinopla antiga que tem na margem europeia. Tem também uma parcela de território comparável em tamnho à região norte de Portugal na margem Europeia. Tem povos Gregos, Arménios etc. nos seus territórios asiáticos e europeus. Mas é assunto complexo, de facto.

Quanto a Gaia, sem dúvida Atlântica; mas mesmo o Algarve e o sul - chamá-los de "Mediterrânicos" é apenas um jogo de palavras da nossa Geografia tradicional, na necessidade de ilustrar o seu clima. Na verdade é um clima comum aos paralelos 35, 39 de latitude (Mais amplamente entre 28 - 40 e tais aproximadamente, não no caso Português mas na maioria dos casos).

Em rigor, fora culturas, influências ou clima, Lisboa, Costa Vicentina, Algarve são atlânticas.

É certo que os Callaéci viram a estender o seu nome ás outras tribos(por acção dos Romanos) Gaia seria Cale (Castrum Novo) mas foi a margem onde sobreviveu o topónimo "Cale". Seja como for são tribos. Penso que a Hipótese de disignar a grande Deusa CAL - LEACC, casada com o grande Deus LUG Lugo(Raiz de Lug ou Lugdunum, Lusitânia como dizem, acredito que sim) Mesmo sendo uma tribo, com um nome tão importante é natural que se estendesse aos outros Povos, não só a geografia e o comportamento militar o justificaria. Uma boa hipótese.

Nomes designativos de muitas tribos(Conjunto de Tribos) são os "Lusitani" em que se incluiriam também Callaeci, Bracaros ,Limios etc na sua origem remota. (Os Luci, ou Ligusitanos são do Ocidente e sobem a norte do Douro - não é a Lusitânia Romana e o seu mapa). Outro desiganativo de muitas Tribos ainda mais antigo são os Cónios, que subiram para norte(Há quem os indentifique com os Lígures) Pais Megalíticos da Europa (Cónios antigos com Estelas no Sul de Portugal) Vas-Cónios; La-Cónios para norte, topónimo "Cónio" e "Cónia" seja em terminação ou nome em si mesmo por toda a Hispânia e outros pontos do Ocidente Europeu.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Perdão, corrigindo: Garnde Deusa CAL-LEACH, peso que estrá mais correcto.

Anónimo disse...

Perdão, corrigindo: Grande Deusa CAL-LEACH, penso que está mais correcto.

Anónimo disse...

Portugal es un pais atlantico pero con cultura mediterranea

Anónimo disse...

la esta mais outro maluco a dizer que os lusitanos sao todas as tribos do atlantico. Que perfeito disparate. Muito gostam os Portugueses de acreditar nesse disparate para justificar que o norte de Portugal era e é a mesma naçao que o resto de Portugal e para justificar a incorporaçao da Galiza.

É ridiculo. A Galécia tinha e tem um povo diferente dos Lusitanos. A sua cultura era muito diferente. Na Galécia usava-se trisqueis como simbolo, na Lusitania nem se usava isso. Se fossem o mesmo povo usariam.

Não sejamos ridiculos. Lusitanos são um povo, Galaicos são outro. Os Galaicos não fazem parte dos Lusitanos nem os Lusitanos fazem parte dos Galaicos.
Não entrem em delirios Portuguesistas ou imperialistas Lusitanistas.

Anónimo disse...

Reconheçam-nos ao menos a nossa identidade atlântica,plena de nebelinas e de frondosos arvoredos.

Chamem-nos parolos ou labrêgos,mas não «mediterânicos»

Já tudo fizeram para nos retirarem à nossa Galiza primordial...quase conseguiram, mas o futuro estrá cada vez mais na nossa forte ligação com o Noroeste peninsular (e...Atlântico).

Anónimo disse...

https://www.progael.com/gl/tematicos/ver/11