segunda-feira, 28 de maio de 2007

Burela e Guimarães















A já curta distância entre Burela e Guimarães fica agora mais curta. Através das escolas IES "Perdouro" e da secundária Martins Sarmento foi criado um blog que permite aos alunos destas duas instituições estarem mais próximos entre si e partilhar as suas ideias sobre racismo, xenofobia e tolerância. O blog chama-se, por isso, Juntos pela Diversidade e tem como objectivo unir os dois lados da raia através da temática da luta pelos direitos humanos e da promoção da diversidade cultural.

Esta inciativa tem como coordenadores o prof. Bernardo Penadabe (professor de Língua Portuguesa) e a professora Fátima Aguiar (professora de História), docentes da IES e da ES Martins Sarmento, respectivamente.

É uma iniciativa de louvar e que poderá servir de rampa de lançamento para outros projectos semelhantes que possam aproximar mais as localidades do norte e do sul da Galiza, tão distantes que parecem estar entre si pela força de fronteiras imaginárias. E pelos preconceitos que, por causa delas, se criaram fazendo a separação entre iguais, atraídos por pólos de outras paragens.

Curioso esta iniciativa ser gerida por dois professores que leccionam disciplinas que facilmente explicam a proximidade que existe: Língua Portuguesa e História. A língua, que nos une e que querem a todo o custo diferenciar, e a História, dos homens e dos povos, que explica o porquê das coisas. Lástima é que possa, esta última, servir de justificação a outras causas, através da manipulação dos factos.

Sem comentários: