sábado, 12 de maio de 2007

Domínio ".gal" apoiado pelo Eixo-Atlântico




















A vontade de haver um domínio que represente a cultura galega já vem de há algum tempo e move personalidades e entidades dos mais variados sectores. Esforços unem-se no sentido de obter junto das entidades responsáveis e reguladores dos domínios de internet uma autorização para a aprovação dum domínio galego.

O sucesso obtido com o domínio catalão .cat animou mais ainda os defensores desta causa. Este é um dos poucos domínios da internet a representar uma nação e a sua cultura dentro de um país. Após a sua criação milhares de páginas floresceram tendo por domínio a designação catalã.

O entusiasmo é agora maior e pressionam-se ainda mais as entidades na aprovação do domínio. Um movimento semelhante, defensor da mesma causa mas que pretendia a aprovação do domínio .gz abdicou em favor da Ponto.Gal.

Agora surge a notícia de que o Eixo-atlântico adere ao movimento. Com as suas dezoito cidades, nove de cada lado da raia. Sem dúvida que é um passo enorme para a boa conclusão do processo e para o concretizar da existência de um domínio de internet que represente a cultura galega. E, para as cidades do norte de Portugal, um passo importante na afirmação da sua galeguidade.


http://http://www.vieiros.com/nova/58123/todas-as-cidades-do-norte-de-portugal-e-galiza-sumanse-a-puntogal?name=News&file=article&sid=3429/

1 comentário:

Anónimo disse...

excelente
a ver se os nortenhos acordam pa realidade e começam a perceber que sao galegos e nao lusitanos